Comarca de Três de Maio promove ações na Semana da Justiça pela Paz em Casa
A Comarca de Três de Maio está realizando atividades para conscientizar seus jurisdicionados sobre a violência doméstica. As ações integram a 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 25 a 29 de novembro, promovida pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é fortalecer a efetividade da Lei Maria da Penha , concentrando esforços para agilizar os processos relacionados à violência de gênero.
No saguão da 2ª Vara Judicial da Comarca, foram afixados cartazes explicativos sobre as alterações introduzidas pela Lei 14.550/23, que trouxe mudanças significativas à Lei Maria da Penha. Além disso, foi adotada a priorização das audiências e julgamentos de casos de violência doméstica.
Outra ação importante do Juizado de Violência Doméstica é a distribuição de marcadores de páginas informativos sobre situações de violência contra a mulher, com o objetivo de conscientizar as jurisdicionadas.
Para a Juíza de Direito Vanessa Teruya Bini Mendes, da Vara da Violência Doméstica da Comarca, a Semana da Justiça pela Paz em Casa é um marco essencial na promoção de valores como justiça, igualdade e respeito aos direitos humanos. "Através de atividades de conscientização, educação e engajamento comunitário, reafirmamos nosso compromisso com um ambiente onde todos possam viver com dignidade e segurança. Este evento é uma oportunidade única para refletirmos sobre os desafios que enfrentamos e buscar soluções coletivas para promover a paz e a harmonia. Reafirmamos nosso compromisso em promover ações que contribuam para a justiça e a paz, cientes de que cada iniciativa pode fazer a diferença na vida das pessoas e na transformação social", destacou a magistrada.